Professor leia o plano de aula e aplique!
Objetivos
Entender conceitos de contabilidade, porcentagem e estatística e sua aplicação na prática
Conteúdos
Porcentagem;
Resolução de problemas;
Construção de gráficos.
Tempo estimado
Três aulas.
Material necessário
Computador com acesso à internet.
Introdução
Reportagem de VEJA mostra ao leitor como organizar a declaração de imposto de renda. Aproveite o texto para ensinar aos alunos noções de contabilidade. Apresente a eles situações problema em que utilizem os conhecimentos de porcentagem e estatística.
Desenvolvimento
1ª aula
A primeira aula deve ser realizada na sala de informática. Comece discutindo com a classe a importância de declarar o imposto de renda. Pergunte se os alunos sabem o que é um imposto e mostre alguns exemplos.
Em seguida, proponha que os estudantes façam uma pesquisa histórica sobre as mudanças e evoluções do imposto de renda. Peça também a leitura da reportagem O be-a-ba da declaração do IR, publicada em VEJA. Diga à classe para atentar às informações sobre as despesas dedutíveis no imposto de renda e as porcentagens descontadas para cada item.
Ao final da aula, proponha que os alunos socializem as informações encontradas e discuta-as coletivamente.
2ª aula
Retome o assunto da aula anterior e explique aos alunos que o imposto de renda é cobrado sobre tudo o que o contribuinte ganhou ao longo de um ano. Desse montante, são descontados os valores gastos em áreas como saúde, Educação, pensão, doações etc - as chamadas despesas dedutíveis.
Entendido isso, apresente à classe as questões abaixo.
1) Observe a tabela dos cálculos de imposto de renda:
Entender conceitos de contabilidade, porcentagem e estatística e sua aplicação na prática
Conteúdos
Porcentagem;
Resolução de problemas;
Construção de gráficos.
Tempo estimado
Três aulas.
Material necessário
Computador com acesso à internet.
Introdução
Reportagem de VEJA mostra ao leitor como organizar a declaração de imposto de renda. Aproveite o texto para ensinar aos alunos noções de contabilidade. Apresente a eles situações problema em que utilizem os conhecimentos de porcentagem e estatística.
Desenvolvimento
1ª aula
A primeira aula deve ser realizada na sala de informática. Comece discutindo com a classe a importância de declarar o imposto de renda. Pergunte se os alunos sabem o que é um imposto e mostre alguns exemplos.
Em seguida, proponha que os estudantes façam uma pesquisa histórica sobre as mudanças e evoluções do imposto de renda. Peça também a leitura da reportagem O be-a-ba da declaração do IR, publicada em VEJA. Diga à classe para atentar às informações sobre as despesas dedutíveis no imposto de renda e as porcentagens descontadas para cada item.
Ao final da aula, proponha que os alunos socializem as informações encontradas e discuta-as coletivamente.
2ª aula
Retome o assunto da aula anterior e explique aos alunos que o imposto de renda é cobrado sobre tudo o que o contribuinte ganhou ao longo de um ano. Desse montante, são descontados os valores gastos em áreas como saúde, Educação, pensão, doações etc - as chamadas despesas dedutíveis.
Entendido isso, apresente à classe as questões abaixo.
1) Observe a tabela dos cálculos de imposto de renda:
Base de cálculo mensal em R$ | Alíquota | Parcela a deduzir em R$ |
Até 1.499,15 | - | - |
De 1.499, 16 até 2.246,75 | 7,5 % | 112,43 |
De 2.246,76 até 2.995,70 | 15,0 % | 280,94 |
De 2.995,71 até 3.743,18 | 22,5 % | 505,62 |
Acima de 3.743,19 | 27,5 % | 692,78 |
Se uma pessoa recebe um salário de R$ 2.345,47, quanto será deduzido pelo imposto de renda?
Resposta:
A turma deve perceber que a pessoa está na faixa que vai de R$ 2.246,76 até R$ 2.995,70, então o desconto será de 15%. Fazendo as contas, os alunos devem chegar a um desconto de R$ 280,94.
2) Observe a tabela com o percentual descontados do INSS da folha de pagamento:
Salário de contribuição R$ | Alíquota para fins de recolhimento no INSS |
Até 1.106,90 | 8 % |
De 1.106,91 a 1.844,93 | 9 % |
De 1.844,94 a 3.689,66 | 11 % |
Acima de 3.689,67 | R$ 405,86 |
Qual a porcentagem correspondente a R$ 405,86 no salário de R$ 3.689,67? Compare com os percentuais anteriores.
Resposta:
Usando regra de três, a classe perceberá que o valor corresponde a 11% do salário.
3) Suponha que uma pessoa tenha um desconto de 20% no seu imposto de renda caso faça uma doação para o Hospital do Câncer . Se o valor do imposto que ela paga sem o desconto for de R$ 5.500,00, quanto será o desconto?
Resposta:
x = 20% de 5.500 = 0,20 * 5.500 = 1.100
O desconto será de R$ 1.100,00
4) Em 2009, eu pagava um plano de saúde mensal de R$456,00. Em 2010, passei a pagar 543,00 por mês. Qual é o valor no ano? Qual foi a porcentagem de aumento? Calcule a diferença entre o desconto de 2009 e 2010 em porcentagem.
Base de Cálculo (2010) | Alíquota | Parcelas a deduzir IR |
De 2.246,76 até 2.995,70 | 15 % | 280,94 |
De 2.995,71 até 3.743,19 | 22,5 % | 505,62 |
Acima de 3.743,20 | 27,5 % | 692,78 |
Construa um gráfico comparativo de 2009 e 2010.
Respostas:
O valor total pago em 2010 igual a 543,00 * 12(meses) = 6.516,00
O aumento de 2009 para 2010 foi de 19%.
Os valores pagos em 2009 e 2010 estão na última faixa de desconto. O desconto em percentual, portanto, é igual nos dois casos.
5) Faça uma simulação de uma declaração simples com seu aluno, peça para eles pesquisarem dados com seus pais. A atividade será corrigida na aula seguinte.
3ª aula
Corrija e discuta a atividade final da aula anterior. Em seguida, faça uma discussão com os alunos:
- Em que áreas o Brasil utiliza o dinheiro arrecadado com o imposto de renda?
- Quais as pessoas que conseguem restituir impostos. Qual a faixa de salário?
- Qual a renda para as pessoas isentas de impostos?
- O que acontece com as pessoas que não declaram impostos?
Faça um fechamento com a turma.
Avaliação
O aluno será avaliado por meio da resolução dos problemas e montagem dos gráficos.
Consultoria Valéria Garcia Dias
professora do Colégio Renascença, em São Paulo, e pós-graduada em Matemática
professora do Colégio Renascença, em São Paulo, e pós-graduada em Matemática
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